segunda-feira, 19 de maio de 2008

Ode à Intolerância

Porque se é tão difícil encarar a realidade? Será a realidade tão má? Ou serão as pessoas tão frágeis? Mas, como, se a sociedade é obras das pessoas. Como abaixar a cabeça diante de algo que fazemos parte?! Digam-me, as diferenças entre heterossexuais e homossexuais tão relevantes assim? Porque não encarar e dizer: - Sim, esse sou eu, e terão de me aceitar! Porque será tão difícil de se impor? Porque que as diferenças são mais levadas em conta do que as semelhanças? Se sou gay, se sou travesti, de que importa? Se no final, o fim é o mesmo. Se todos nasceram de uma mãe, se todos possuem sentimentos e todos são capazes de amar. Porque tanto preconceito?! Quero saber. Pois assim como todos, amo e necessito ser amado. Como, bebo, cago e peido. Choro, rio, sorrio, busco a felicidade e a felicidade de meus amados. Porque tanto preconceito?! Porque a ignorância, se o conhecimento é tão maravilhoso? E ainda mais nos dias de hoje, onde o conhecimento é tão mais acessível! Eu quero saber. Não entendo a razão de tanta intolerância e indiferença. Decerto que a vida não é coisa simples. Decerto, que todos precisam de amor.


Não peço a compaixão dos alienados, não peço o choro do sentimentais. Eu peço compreensão. E, dos oprimidos conformados, eu peço consciência. Se o preconceito é tão ruim, pior ele é quando você o aceita. Se tem algo que me dói, é ver um oprimido de cabeça baixa. Almejando uma vida comum. Querendo ser igual a todos. Rendendo às garras da sociedade.


Eu vou ao contrário: Não preciso seguir consensos! Não preciso ser igual!


É tão bela a vida quando se aprende com as diferenças, quando se confronta pontos de vista diferentes, é assim que se aprende. Ao menos eu.

6 comentários:

Progenitora Kim disse...

Arrasô muito na revolta, e eu acho que é nas pequenas coisas que o preconceito vai acabando.
As pessoas que não compreendem começam a entender, essas pessoas são como crianças no maternal, tem que ter uma tia pra tá lá ensinando tudo que é certo e que não vá fazer mal a ninguem.

fikaadika

Andressa M. disse...

Eu amei o seu texto.
Tava pensando sobre isso há uns 10 minutos atrás..
Mas Chico, você sabe muito bem que o maior problema da sociedade é a hipocrisia. Eles aceitam com os outros mas nunca com eles. E é essa a raíz do problema.
E às vezes eu acho que já tá tarde demais pra tentar corrigir o mundo...
Enfim.. :)

Priscila Paixão disse...

Arrasou Chico! É isso aí, se a sociedade é feita pelas pessoas, ela é mutável. Antigamente os índios não tinham alma e os negros eram vendidos como escravos, as coisas mudam, inegavelmente.
Somos a vanguarda dos novos tempos, e todo parto é doloroso... Avante!

Bjos

Thaiana disse...

arrasou muito.

todos temos que aprender a ser diferentes, afinal já somos só não queremos ver!

Gil Rodrigues disse...

A vida pode ser bem mais simples do que muita gente pensa.

Não peço aceitação, um simples "fingir que não existe". Isso é um grito à boas maneiras.

Eu quero ser e mostrar que sou!!

Unknown disse...

Pois é.
é que as pessoas têm preguiça de pensar em coisas simples que estao sempre a nossa volta, e nunca tomam uma opinião. aí deu na falta de conhecimento e no preconceito.